Sunday 30 October 2011

Vivendo na Matrix gospel

Outro dia desses estava eu conversando com minha esposa sobre o comportamento de alguns cristãos que tem agido como loucos atrás da “benção de Deus”, e como tem sido enganados por essas igrejas que levantam impérios às custas dessa gente desesperada e desequilibrada.

Enquanto eu pensava sobre isso me veio à memória o filme Matrix – o primeiro da série. Mais especificamente a cena em que Morpheus encontra-se com Neo pela primeira vez. Nela Morpheus conta à Neo que toda a sua vida até aquele momento era uma ilusão e que enquanto ele vivia neste mundo de ilusões a energia vital do seu corpo estava sendo continuamente “sugada”, utilizada como uma bateria para alimentar as máquinas que tomavam conta da Matrix. Ele então oferece a Neo a opção de saber toda a verdade ou continuar vivendo na ilusão: “Você toma a pílula azul – a história termina aqui, você acordará em sua cama e acreditará naquilo que quiser acreditar. Você toma a pílula vermelha – você fica no país das maravilhas e eu lhe mostrarei o quão fundo o buraco do coelho chega”.

Existem muitos, mas muitos “crentes” vivendo como em uma Matrix; num mundo de ilusões onde denominações e pessoas que se auto intitulam apóstolos, bispos e pastores têm sugado quase tudo delas. Estão tão imersas em um mundo de “conquistas” (na grande maioria materiais) bençãos, restituição, tão desesperadas estão que simplesmente ficaram cegas, sem a mínima capacidade de julgamento, raciocínio e crítica; sem o mínimo discernimento das escrituras. São manipuladas por esses falsos profetas que além de sugarem suas finanças com a venda de toda sorte de amuletos gospel (toalhinhas, meia ungida, óleo, carnes e um mundo sem fim de amuletos onde a criatividade parace não ter limite), tem também sugado sua sanidade mental; e não estou falando no sentido figurativo, essas igrejas estão deixando as pessoas mentalmente doentes. Conheço pessoas que estão vivendo na “Matrix” e quando converso com elas vejo o quanto estão mentalmente doentes, quase à beira da loucura.

Pior ainda é quando tentamos argumentar com elas, na tentativa de que aceitem a “pílula vermelha”, mas elas não querem, preferem viver em suas ilusões, como diz em 2 Tessalonicenses 2:10-12:

Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

No filme, Neo escolhe conhecer a verdade, tomando a pílula vermelha. Mas ao contrário do filme, a verdade (a verdadeira doutrina) não se revela como um mundo de distopia; pelo contrário. Há um livro que há meses não tem saído da minha mente, Eclesiates. Acho que não tem na bíblia nenhum livro que escancara a realidade nua e crua da vida como Eclesiastes.

A vida com Deus não é sinônimo de uma vida sem problemas, sem doenças, sem dor, pranto. Mas muitas igrejas e pessoas têm dito que quando temos problemas é porque estamos em pecado. Então Paulo estava em pecado quando escreveu a maior parte do novo testamento e foi duramente perseguido, apanhou, foi preso e passou por náufragos. Elias estava em pecado quando deprimido desejou a morte deitado debaixo de uma árvore antes de se esconder em uma caverna. Por mais que seja difícil passar por momentos difíceis na vida, devemos crer que Deus é soberano e assim como permitiu que satanás tocasse em Jó para prová-lo e, como diz no texto abaixo de 2 Coríntios, permitiu que um mensageiro de satanás esbofeteasse Paulo para que não se exalta-se, devemos crer no que está escrito em Romanos 8:28 que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” TODAS!

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.


Ainda em Romanos Paulo diz:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


Agora pergunto, até quando você vai viver nessa vida de ilusões promovida pelo show gospel de rituais, sacrifícios, palavras proféticas, amuletos, objetos ungidos e mentira? 

1 comment:

  1. Andres,A paz do Senhor.
    Hj,acordei com uma palavra de Deus em mente 1RS19:8,fazendo pararelo com Ezequiel 37.
    Deus leva Ezequiel até um vale.Ezequiel depara se com vale seco, sequissimo,fétido ossos para todos os lados sem esperança.(Não há esperança em um cemitério),e nesse contexto Deus diz a ele que assim estava Israel,exilado sem esperança de que coisas novas iam acontecer para aquele povo,que constantemente através da ingratidão,cometiam iniquidades e a ira de Deus era sobre eles.ICor.10:10 diz que o povo pereceram pelo destruidor.(murmuração,que gera a ingratidão)
    Porém como o Senhor nosso Deus é longanimo e o Senhor não despreza um coração contrito,movia sobre eles a misericórdia.
    Concordo com vc,a respeito de pessoas que vendem a benção de Deus e pessoas com situações física,espiritual debilitadas entregam sua fé por pensarem que estão no caminho da verdade.O escritor aos Hb 6:9,fala a nós claramente que nós os servos fiéis devemos ter maturidade para ver ouvir e tomar cuidado para não cairmos nessas “novas doutrinas”
    Devemos prosseguir com maturidade espiritual e imitar aqueles que por meio da Fé e da paciência ,receberam a herança prometida.Faço aqui a menção de Josué que tomou posse da herança com o mesmo vigor de antes...(eu não tenho que ir a ig para olhar Aou B,ou deixar de ir por causa de A e B eu preciso ir para ter comunhão com meus irmãos perseverar na doutrina dos apóstolos e entregar cânticos de adoração ao meu Deus pela Salvação recebida através de Cristo )vc esperaria uma benção por 45 anos com o mesmo vigor? Fé e paciência meu irmão.Infelizmente Andrés encontramos crentes,fracassados que olham a vida dos outros e esquecem de seus próprios erros (mas deixa essa msgm para outro dia)
    ...Tenho que terminar o almoço...rsrs
    Elias não estava em pecado.
    Ele estava assim como nós ,diante das perseguições ,das batalhas e das tribulações Tg 5:17 ele estava com medo( vc já sentiu medo?ele nos paraliza não temos atitude não conseguimos sair do lugar perdemos o chão)assim estava o Elias sendo ameaçado por uma mulher perversa mulher de um rei cruel e sanguinário.Elias com medo se isola,fica deprimido quer morrer...Porém Deus envia um anjo depois da segunda tentativa (sequíssimo) da de comer e beber para ele e o manda LEVANTAR e mostra a ele que mui comprido era o seu caminho que sua jornada ainda não tinha terminado que ele ainda tinha que voltar pelo caminho para ungir seu sucessor e que ele não estava sozinho tinha mais 7 mil que não se prostaram diante de baal.
    Posso até ouvir Deus falando Ezequiel :
    Filho do homem,poderão viver estes osso?
    Senhor ,Tu o sabes.
    Então Ezequiel com autoridade de Deus grita:
    Ossos secos! Ouvi a palavra do Senhor:
    Que lindo ! Tudo que era sem esperança começa ter vida,naquele lugar terrível a vida: produz vida na morte e todos se juntam cada qual com seu osso,um grande reboliço(que é necessário para que o nome do Senhor seja glorificado)e ai acontece o mais maravilhoso ;
    Vem dos quatro ventos,ó espírito,e assopra sobre estes mortos,para que vivam! Glória seja dado ao nome do nosso Deus .Tudo pode estar fora do lugar.podemos estar sem esperança,mas em todas as lições da bíblia que foram escritas para nós o melhor esta no FIM.
    A nossa esperança não é frustrada,o Senhor nos fará triunfar em todas as nossas batalhas.
    Deus nos abençoe.
    BJs

    ReplyDelete